Festa de São Francisco de Assis

O Círio de São Francisco de Assis é um evento religioso da maior importância para os montealegrenses. A procissão atrai milhares de romeiros, percorrendo várias ruas da cidade acompanhando o padroeiro levando-o até a Igreja da Matriz. As festividades extende-se até o dia 04 de outubro, dia da festa maior - o famoso dia do arraial. Muitas pessoas do interior, cidades visinhas e locais prestigiam o evento deixando a praça da matriz abarrotada, principalmente para ver os fogos que são queimados à meia-noite, proporcionando um belo espetáculo que todos param para olhar. Dia 05, como já é tradição há o Bingão do Balão Mágico finalizando as festividades de São Francisco de Assis. Durante as festividades várias bandas, tanto locais quanto nacionais se apresentaram no palco de Paulinho Produções, tornando as noites bastante animadas.

Festa de São Sebastião
Realiza-se em diversas paróquias deste padroeiro, tanto na cidade como na zona rural, com especial destaque à festa realizada no mês de janeiro na Praça Barão de Santarém (São Sebastião), onde está situada a Igreja de mesmo nome. Na ocasião são realizadas missas, novenas, procissão terrestre, além do arraial com vendas de comidas típicas e parque de diversão.

Festa de São Pedro
Realiza-se no dia 29 de junho quando o Santo pescador é homenageado com a tradicional procissão fluvial, reunindo grande número de embarcações de variados portes, enfeitadas para a ocasião.

Festa de Nossa Senhora da Conceição
No dia 08 de dezembro, o dia da Festa de Nossa Senhora da Conceição, acontece o encerramento das comemorações em homenagem à padroeira da cidade com festa, arraial, culminando em uma tradicional queima de fogos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Igreja da Matriz

Arraial de São Francisco de Assis

 

 

 

 

 

 

Copyright ©2010
Pedro Henrique C. da Silva
Todos os direitos reservados