LOCALIZAÇÃO
Parte integrante da Mesorregião do Baixo-Amazonas, o município de Monte Alegre está localizado na porção nor-noroeste do Estado do Pará. A cidade está situada na porção su-sudeste do município, na margem esquerda do Paraná do Gurupatuba, próximo à ligação deste com o rio Amazonas.

ACESSO
Monte Alegre está ligada às duas principais cidades do Estado do Pará - Belém e Santarém - por vias aéreas, terrestre e pluvial.

Saída de Santarém:
Fluvial é realizado diariamente (à exceção de domingo), através de barcos-motores e lanchas-motores com durações de viagens, respectivamente: 6 horas, 4 horas.

Fluvial/rodoviário - há uma balsa que sai diariamente de Santarém (à exceção de domingo), transportando pessoal e veículos, inclusive ônibus de passageiro, levando 2:30 horas para fazer o percurso Santarém/Santana do Tapará. Dali, através da rodovia PA-254, a cidade de Monte Alegre é acessada num tempo aproximado de 1:30 h.

Aéreo é efetuado pelas aeronaves de pequeno porte, da empresa Meta Linhas Aéreas com vôos às segundas, quartas e sexta-feiras, com duração de 25 minutos.

Saída de Belém
Fluvial: Saídas diárias de barcos e navios do Porto de Belém (Armazém 9 das Docas - Marechal Hermes, s/nº Q), pelas empresas N/M Rodrigues Alves IV; Cisne Branco e Clívia).
Tempo de viagem:dois dias e meio.

Aéreo: A ligação com a capital do Estado, por via aérea, é efetuada por aeronaves de pequeno porte, da empresa Meta Linhas Aéreas, com vôos às segundas, quartas e sextas-feiras, com duração aproximada de 3:00 hs.

A ligação com os municípios vizinhos (Prainha, Alenquer, Óbidos e Oriximiná) pode ser realizada por vias fluvial e terrestre(PA-254).

 


Mapa do Pará

Imagem de satélite da cidade.

Click para visualizar

 

 

 

 

 

Copyright ©2010
Pedro Henrique C. da Silva
Todos os direitos reservados